by: A. Bernardes |
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A Aeronave
Em dezembro de 2010, a Airbus anunciou o A320neo com novo motor, que entrou em serviço na Lufthansa em janeiro de 2016. Com turbofans mais eficientes e melhorias incluindo sharklets, oferece uma economia de combustível até 15% melhor que a geração anterior a A320ceo. O A320neo fez seu primeiro voo em 25 de setembro de 2014 e foi apresentado pela Lufthansa em 25 de janeiro de 2016. Remotorizado com motores CFM International LEAP -1A ou Pratt & Whitney PW1000G e com grandes sharklets, foi projetado para ser 15% mais eficiente em termos de combustível. Suas três variantes são baseadas nos anteriores A319, A320 e A321. Essa é a geração atualmente fabricada pela Airbus e pelo menos 1.361 dos 6.338 já foram entregues. Operação na Avianca BrasilA Avianca Brasil foi a segunda companhia aérea na América do Sul a receber o A320neo e a primeira das Américas a operá-lo com motores LEAP-1A CFM International. A aeronave promete uma economia de combustível de cerca de 15% em comparação com o modelo anterior. A Avianca Brasil selecionou o A320neo como o substituto de todos os modelos da frota, A318, A319 e A320 e pretendia operá-lo até mesmo na Ponte Aérea Rio - São Paulo. O primeiro chegou em outubro de 2016, e o segundo, em dezembro do mesmo ano. A frota cresceu rapidamente, com o recebimento de mais seis unidades em 2017 e mais quatro em 2018. Porém, uma crise financeira aguda, deflagrada em dezembro de 2018, culminou na devolução de todos os A320neo em pouco tempo. Em abril de 2019 já não havia mais nenhum. MatrículasPR-OBD, PR-OBF, PR-OBH, PR-OBI, PR-OBJ, PR-OBK, PR-OBL, PR-OBM, PR-OBO, PR-OBP, PR-OBQ e PR-OBR. |