by: A. Bernardes |
|
fotos - Internet
Em 1975, o Governo Federal criou o SITAR, com o objetivo de aumentar o número de cidades do interior servidas por voos regulares. Cinco regiões foram delimitadas, ficando cada uma delas reservada para a exploração comercial por uma empresa regional. A Top Táxi Aéreo associou-se à Varig originando a Rio Sul Linhas Aéreas S/A, uma empresa somente de voos regionais, iniciando operações com uma frota de oito aviões. O primeiro voo da nova companhia foi realizado no dia 9 de setembro de 1976, na linha Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande. A Rio-Sul começou a operar seus primeiros voos com dois Embraer EMB-110 Bandeirante e 4 Piper Navajo Chieftain, além de um jato executivo Sabreliner 60 que faziam voos fretados. Segundo algumas fontes, havia também um jato Learjet, propriedade de terceiros que era utilizado em voos de táxi aéreo agenciados pela própria Rio-Sul. |
No início da década de 80, a Sul América Seguros vendeu suas ações à Fundação Rubem Berta e à Cruzeiro e, por conta disso, o grupo liderado pela Varig passou a deter dois terços do controle acionário da companhia. Em 1982 a empresa já totalmente estabelecida no mercado passou a operar em maio daquele mesmo ano 2 Fokker F-27 e a empresa pode ver a cada ano seu potencial crescer, dando lucro a empresa. Com a criação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em janeiro de 1985, Congonhas acabou perdendo suas principais ligações domésticas. |
Em novembro de 1985, as empresas solicitaram ao Departamento de Aviação Civil (DAC) a autorização para operar um novo serviço de voos que ligasse os aeroportos centrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e também o de Curitiba. Nasciam os chamados Voos Diretos ao Centro, que logo tiveram boa aceitação entre os passageiros que voavam a negócios. Esses voos teriam início em maio de 1986 e da Rio-Sul foram designadas as linhas Rio-Belo Horizonte e São Paulo-Curitiba. Neste mesmo ano a empresa já contava com uma frota de 8 Fokker F-27 e 7 Bandeirantes. Entre os anos de 1985 e 2002 foram os anos dourados da Rio-Sul onde a empresa adicionou novos destinos a sua malha que ficava cada vez mais completa e diversificada. A empresa ficou conhecida pela sua excelência nos serviços. |
Em 2002, a empresa foi completamente fundida à VARIG S.A., bem como suas rotas e seus funcionários, porém o nome ainda era visto em algumas fuselagens pelo Brasil afora. |